quarta-feira, 12 de abril de 2017

Fascinação - Virgilio T e Prof Ermínio

Virgilio T. (O último dos fascinadores), que vive discretamente no Vale de Piedmont, seria aparentemente o último dos guardiões dos segredos desta escola antiga.  
Max Tiara, foi uma das pessoas que se encontrava com Virgilio durante um período de tempo, e que aos poucos foi adquirindo estes conhecimentos antigos. Virgilio T, que até então trabalhou como barbeiro, pediu para que alguém que estive presente na barbearia fizesse parte de um experimento. Quando alguém se prontificou, ele fechou a porta da barbearia e imediatamente fixou os olhos na pessoa, que, além disto, assumiu um olhar um tanto desafiador. Sua postura desafiadora durou apenas por um período muito curto. Dentro de poucos segundos, de fato, que o cliente tomou uma aparência lívida. Virgilio disse-lhe que o cigarro era ruim. O cliente assim começou a tossir tanto que Virgilio foi forçado a dar um tapa na cara dele algumas vezes, a fim de trazê-lo de volta para seus sentidos.

Quando ele veio para o segundo cliente, ele nem sequer pronunciou uma única palavra a ele. Fixou-o de perto e o olhar deste cliente tornou-se pálido e diáfano, como se fosse feito de cera. Nesse ponto, Virgilio realizou um exercício probatório jocoso: perguntou sobre qual era seu nome, tal cliente respondeu por mencionar o nome de uma mulher que ainda não tinha sido verbalmente sugerida (por ele, Virgilio), somente através do poder do pensamento.


Virgilio então o acordou. Movido por sua curiosidade, Max levou para Virgilio um certo número de seus amigos, e testemunhou eventos semelhantes em várias outras ocasiões. Também tinha desenvolvido uma sensibilidade especial para as energias, a tal ponto que ele conseguia adivinhar, com talento, um objeto escondido dentro de uma sala. 

DE ONDE ISTO TUDO SE ORIGINOU?  

Tendo intuitivamente percebido que o recurso desta técnica poderia ser esticado até mesmo além do que tinha sido testemunho, e que esse poder poderia ser usado com o propósito adicional de fazer as pessoas se sentirem melhor, tornaram estudantes de Virgílio e associados íntimos, a quem ele poderia confiar seus segredos.
               Para se obter tal poder, notou-se a necessidade de um trabalho com disciplina e uma série de técnicas e exercícios, acompanhadas de desenvolvimento e controle pessoal.
Virgilio não é o único a contribuir com estes conhecimentos, uma contribuição grande foi feita pelo Prof. Ermínio de Pisa. (Autor do manual “Hipnomagnetismo prático”, publicado pela Meb.)
Ele se referia a fascinação pelo termo de “hipnose instantânea”.
Apesar do fato de que tanto Virgilio T. e Erminio de Pisa foram mestres consumados nesta arte antiga, embora capaz de produzir resultados rápidos, opera apenas por deixar uma impressão superficial e de curto prazo, numa altura em que o trabalho desenvolvido pelo último empurra esta técnica para um nível diferente, para um efeito mais profundo e para empregar plenamente na cura de patologias.
Ao fazê-lo, traça-se de volta a uma longa tradição de fascinação terapêutica. Afinal, Virgilio, plenamente consciente de como ele tinha seus limites, fez uso de sua marca de hipnose, não importando o quão espetacular, apenas como um jogo ou para efeito teatral, enquanto Prof. Erminio de Pisa estava acostumado a curar assiduamente dezenas de pessoas em uma base semanal, no seu estudo, como parte de sua atividade profissional regular.
A maioria dessas pessoas iriam ficar curados em uma única sessão com duração de dez segundos ou mais. Mesmo aqueles que eram mais passíveis de reincidências, não precisavam de mais do que 2 a 3 sessões antes dos efeitos benéficos da fascinação serem realizados através do olhar, incorporado-se firmemente em seus organismos. Prof. Erminio era uma pessoa marcada por uma personalidade forte. Em sua metodologia de trabalho, como foi o caso com os povos antigos, ele sempre se esforçou para estar em um estado de equilíbrio com a harmonia universal, que ele usou para discernir como resultado de seus estudos astrológicos.
Prof. Erminio, também, tinha sido introduzido diretamente a esta disciplina por um mestre existente: Prof. Caravelli, que era um mestre especialista, na chamada arte de "bi- locação", tanto que ele poderia ser, simultaneamente, percebido em dois lugares diferentes.
Mesmo um devoto muito comprometido deste tipo de assunto, tais como William Atkinson, que é uma das poucas pessoas a terem consagrado um livro inteiro ao assunto, um que leva o título de "Fascinação Mental" (Cf. William Atkinson, “Mental Fascination”. The Italian title of the book is “La Fascinazione Mentale”, Ed. Bocca) lida com ela do lado de fora, no processo de mencionar que ele tinha entrevistado algumas pessoas, enquanto clarifica o fato de que não tinha sido iniciado pessoalmente com a técnica. Da mesma forma, Seligmann, um oftalmologista alemão que escreveu a este respeito uma obra monumental que compreende mais de 2500 fontes literárias que tinha nele citado, nunca tinha sido introduzido na arte a partir de dentro. Assim, como acontece com muitos autores no campo, ele nos oferece um quebra-cabeça, sem no entanto serem capazes de fornecer-nos com uma verdadeira solução para isto. Ela não termina aqui, no entanto, existem ainda muitos pontos obscuros que precisam ser clarificados, como no que diz respeito ao grau de potência deste poder oculto e extraordinário.

CAMPOS DE UTILIZAÇÃO DA FASCINAÇÃO

Fascinação é atualizada por uma virtude lúcida e sutil que o calor do coração dá à luz como um equipamento com um sangue puro. Este calor é emanado na forma de raios que, emitidos pelos olhos abertos, que fixa o seu olhar com um forte poder imaginativo, finalmente produz uma ferida no objeto de seu olhar, toca o coração, e tem sucesso no que aflige o coração e o espírito da outra pessoa, seja com amor ou ódio, inveja, melancolia, ou alguma outra força emocional. Sentindo a atração do amor é um fenômeno que ocorre quando duas pessoas frequentemente olham um ao outro através de um olhar direto e intenso.
Nesse caso, os raios visuais, mutuamente radiam, para conhecer uns aos outros, e a luz se une à luz. É nesse ponto que os espíritos estão unidos em conjunto, e que a luz superior, por doutrinar o inferior, brilha através dos olhos, e corre para penetrar no espírito interior, aquele que está enraizado no coração; é dessa maneira que uma conflagração amorosa é agitada à existência. Se, no entanto, você não quer cair no feitiço da fascinação, você deve ser extremamente cauteloso, e guardará os vossos olhos, especificamente, como os olhos são em grande parte as únicas janelas da alma, quando se trata de amor. Essa é a razão por trás do famoso ditado: "Averte, averte oculos tuos"(Literally, “deflect, deflect your eyes away!”). Que esta instrução seja suficiente para agora!” [Giordano Bruno].  Cf. Giordano Bruno – “Opera”, p. 27. * That is due to some experimental proofs which show how refraining from deflecting one’s eyes (and thereby keeping one’s look firm) diminishes a person’s critical ability. See in this connection http://www.psychology.stir.ac.uk/staff/lcalderwood/GazeAversionResearch.htm. You can further refer to "Physiological Aspects of Communication via Mutual Gaze", by Allan Mazur, Eugene Rosa, at http://www.jstor.org/pss/2778851: This series of experiments evinces 1) how reciprocal looks occasion responses at a physiological level, 2) the fact that a person can bring about changes in somebody else’s physiology through his look, and 3) the truth that look is linked to facets of domination accruing to one side to a conversation in the course thereof. 
"Fascinação" é o termo técnico que é usado para indicar a capacidade de cativar as pessoas através dos olhos. A imagem da Medusa, que petrifica pelo olhar é certamente a transposição metafórica de uma tal realidade. É o equivalente da ação que notamos no Virgilio T., como ele literalmente "tornou" os súditos "em estátuas". Embora possa ser considerado estranho que apenas através do uso do olhar, é possível congelar uma pessoa, colocando-o em um estado de "encantamento", a ação exercida por este, sobre o cérebro é dada maior inteligibilidade se fôssemos simplesmente observar o que acontece com os animais, simplesmente quando eles são ofuscados pela luz. Eles param como mortos em suas trilhas, como se estivessem imobilizados em um estado de espanto, não sendo capazes de decifrar a situação em que se encontram. Os mosquitos vão ainda longe como que incinerando-se, uma característica típica que é explorada por pessoas, a fim de passar o verão sem sofrer com muitas picadas. Uma maneira possível de explicar o fenômeno é que um olhar direto produz uma restrição do campo de atenção em relação ao destinatário do mesmo, onde a gama de diferentes usos da técnica, tal como aplicado em ações diárias de persuasão. Enquanto, por isso, você mantém alguma pessoa sob o seu olhar, você vai saber que ele vai ganhar uma maior capacidade de perceber emoções e sentimentos. Você vai, ao mesmo tempo, reduzir cada vez mais a força de seu julgamento subjetivo e vontade.
* That is due to some experimental proofs which show how refraining from deflecting one’s eyes (and thereby keeping one’s look firm) diminishes a person’s critical ability. See in this connection http://www.psychology.stir.ac.uk/staff/lcalderwood/GazeAversionResearch.htm. You can further refer to                                                                                                                                                                             "Physiological Aspects of Communication via Mutual Gaze", by Allan Mazur, Eugene Rosa, at http://www.jstor.org/pss/2778851: This series of experiments evinces 1) how reciprocal looks occasion responses at a physiological level, 2) the fact that a person can bring about changes in somebody else’s physiology through his look, and 3) the truth that look is linked to facets of domination accruing to one side to a conversation in the course thereof. 
Para que o olho seja dotado de uma força eficaz, no entanto, é preciso educar isto, através de uma formação específica, e para atingir um conhecimento de alerta do seu poder. Você deve treina-se, fundamentalmente, sobre como adquirir uma doçura penetrante e expressivo olhar fixo e interessado. Uma vez que você consegue fazer isso, você será capaz de realizar a primeira chave de entre aquelas que, desde que sejam utilizados corretamente, vão abrir para você novas portas na vida. É imperativo que a sua visão deve ser simultaneamente panorâmica e incisiva, de modo a poder abranger tanto a totalidade e os dados detalhados. Este estado ocorre a muitas pessoas durante os momentos de entusiasmo. Para que você possa realizá-lo à vontade, no entanto, a auto- formação é um dever obrigatório.
Os benefícios práticos de que são múltiplos. No campo da persuasão, por exemplo, os olhos podem produzir um efeito irresistível, e experiência prática nos ensina que esse efeito será ainda mais forte se nós aprendermos a mantê-las abertas em um estado imóvel, cuidadosamente evitando desviar o nosso olhar, embora por uma fração de segundo, longe da base do nariz da outra pessoa, e, simultaneamente, ter uma ideia clara do que desejamos alcançar. Os exercícios, além de ter a capacidade de desenvolver poderosamente seus olhos, ainda irá aguçar a sua atenção e evoluir outras faculdades indispensáveis ​​na vida.
Um requisito essencial é que você deve aprender a alcançar o poder firme sobre você mesmo. O primeiro nível de exercícios que ajudam a desenvolver este poder adequadamente é na verdade baseada em dominar o próprio corpo e seus impulsos, emoções, desejos violentos, e o plano mental com as suas digressões características e instabilidade. O objetivo por trás disso é que todos os acima mencionados devem apresentar ao eu superior e deve se transformar em um instrumento positivo que orienta nossas forças e nossos olhos de uma forma consciente, um que não é abandonado a dependência de mera instintividade.
 A capacidade de encantar, de fato, não é apenas humana, mas apenas o homem é capaz de orienta-la para fins positivos e ligados ao desenvolvimento. Animais capturam presas através do olhar, bem como, mas apenas de uma forma inconsciente. Sempre houve contos de serpentes dotadas de faculdades especiais para lançar o seu charme em cima de sua vítima; seu poder atinge um grau tão extremo que fazem as aves descerem, se aproximarem, e deixar-se serem agarradas, sem serem capazes de oferecer qualquer resistência, em uma tentativa de auto - proteção. A narração semelhante também havia sido relatada pelo mestre. Os protagonistas dessa história consistiam em uma raposa e algumas galinhas.
 (Não temos conhecimento de se Virgilio usava para contar mesmo com o objetivo de ensinar alguma coisa, em outras palavras, como algo de valor metafórico, ou por razões meramente narrativa. Virgilio, de fato gostava de contar histórias que giram em oposição a relacionando diretamente a conceitos)
Um amigo dele era dono de um galinheiro, e foi surpreendido pelo fato de que algumas das galinhas que faltavam. Imagine o quanto foi seu espanto quando ele percebeu que essas galinhas passavam por cima de um arbusto, quando embaixo, no chão, uma raposa olhava para eles e acenava a cabeça no processo. Parece que, por sua própria iniciativa, as galinhas, então, lançavam-se por baixo, onde seriam devoradas pela raposa.
Fascinação é também a base histórica da clássica "me dê seus olhos, por favor" dos hipnotizadores do passado. Embora tal personagem ainda está vivo na percepção popular, sendo que tem efetivamente estado extintas até agora, dado que as técnicas de hipnose que são atualmente utilizadas, em uma base preponderante, são ambas longas e baseadas no uso das palavras. A maioria delas derivam de uma vertente prática de origem americana que está desconectado da antiga tradição. (A maioria das técnicas hipnóticas que são praticadas atualmente baseiam-se, de acordo com os norte-americanos, sobre as obras de L Milton Erickson, Dave Elman e outras pessoas, e, essencialmente, descansar sobre o uso de verbalizações). Ninguém entre atuais hipnotizadores profissionais, nem mesmo entre os mais famosos, são realmente capazes de fazer uso do olhar. No entanto, podem olhar, se e quando é entendido, que é uma função valiosa para auxiliar qualquer influência hipnótica, devido ao fato de que isto gera, por si só uma suspensão de certas capacidades críticas, e faz-se de uma forma totalmente natural.

Fonte: ISI-CNV


Mesmerismo